twitter
    Clique no passaro e siga-nos no twitter! ;)

Voto em lista fechada


“Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim.”

Foi com essa frase que o deputado federal Sérgio Moraes [(PTB-RS) À Direita], relator do processo aberto de “Ética” (Será que é a mesma ética que conheço?) contra o deputado Edmar Moreira (Sem Partido – MG), sacramentou sua intenção de absolver o “Deputado do Castelo” de todas as acusações.


Ética: A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade. (Wikipedia)


Vale lembra que já utilizamos o voto em lista, porém é em lista aberta, que significa que o eleitor escolhe um dentro de dezenas de “carinhas lindas e sorridentes”, e com a reforma política a lista será fechada não se escolhe um, escolhe um grupo.


Voltando ao que realmente interessa falar agora, voto em lista fechada, o eleitor que esquece seu voto dentro de 2 meses aproximadamente e fica sem saber em quem votou quando há as publicações sobre corrupção dos senadores, parlamentares e tals.


Agora mesmo que ele não vai ter direito nem de escolher, quero ver com quem ele vai reclamar?


O que acontece é o seguinte: haverá listas de acordo com cada partido, você escolhe a lista e vota (vale ressaltar que você não vota mais em um e sim em uma lista com nomes diferentes, porém do mesmo partido). Com isso se dará um maior aumento da corrupção dos políticos de nosso país por que em uma lista dessas haverá um que realmente faz, levando os outros nas costas.


Então teremos candidatos que, somarão cem mil votos (100.000) e perderão para outros que terão sessenta mil votos (60.000) devido a cota de seu partido em relação à lista.


Às vezes me pego pensando: Será que nós esquecemos os anos de guerra pela democracia, as inúmeras pessoas que por esse objetivo morreram, o poder que nosso voto tem?


Fico por aqui com esse pequeno comentário.


Desculpe-me pelos erros de português, arredondancias ou falta de texto. rsrs


Jefferson Souza

1 comentários:

Anônimo disse...

querem obrigar a gente votar em quem eles querem... a falando em voto acabei de votar no seu blog no top blog o meu também esta concorrendo em outra categoria da uma olhadinha la

http://alertageralonline.blogspot.com/